Voc� sabe o que fazer no caso do seu voo ser cancelado ou sofrer atraso? Essa � uma situa��o que todos desejam evitar; contudo, nem sempre conseguimos controlar todas as circunst�ncias. Por isso, � fundamental estar preparado para esses momentos e saber resguardar seus direitos.
Para isso, � preciso entender quais s�o os direitos que o passageiro possui nessas circunst�ncias, ent�o, estar atento �s medidas que voc� pode tomar e quais provas
precisa reunir no momento, caso precise lidar com uma posterior a��o judicial.
Infelizmente, esse tema � um dos principais motivos de descumprimento dos direitos do passageiro, e, al�m disso, ainda � bem recorrente.
Assim, desde 2010, � uma obriga��o das companhias a�reas avisar quando o voo est� atrasado. Elas devem informar tamb�m qual � o motivo do atraso e qual a previs�o de partida da aeronave, de modo que os passageiros possam reorganizar seus hor�rios.
Se o atraso da aeronave for superior a uma hora, a companhia a�rea deve fornecer aos passageiros acesso a meios de comunica��o, como internet e telefone. No caso do atraso superar duas, deve ser fornecida alimenta��o, que pode ser em formato de vouchers.
Quando os atrasos superam mais de 4 horas, a companhia a�rea deve fornecer servi�o de locomo��o aos passageiros. Se for necess�rio por conta das circunst�ncias, deve oferecer hospedagem em local adequado.
Um dado que muitas pessoas desconhecem � que � obriga��o da companhia a�rea tentar realocar os passageiros em outros voos. Inclusive, em avi�es de outras companhias que realizam a mesma rota, seja direta ou com conex�o.
O primeiro passo quando nos perguntamos sobre o que fazer em caso de voo atrasado ou cancelado � registrar tudo. Portanto, fotografe as informa��es que receber sobre o tempo de atraso ou cancelamento do seu voo.
Al�m disso, guarde todos os bilhetes de passagens, assim como todos os comprovantes de despesas que voc� tiver durante o per�odo. Guarde tamb�m todos os registros sobre o que a companhia a�rea lhe fornecer, como vouchers de alimenta��o, translado e hospedagem.
Sim, a devolu��o integral do valor pago no bilhete a�reo pode ser exigida quando os atrasos ultrapassam 4 horas. Especialmente caso o passageiro n�o aceite ser acomodado em hospedagem indicada ou voar atrav�s de outra empresa de avia��o.
� importante pontuar, contudo, que essas normas s�o referentes � legisla��o brasileira. Assim, os procedimentos podem mudar conforme o pa�s em que a pessoa esteja.
No caso do Brasil, por exemplo, a empresa a�rea tem obriga��o de arcar com os preju�zos provocados por atrasos e cancelamentos de voos, seja qual for o motivo. J� na Europa e nos Estados Unidos, quando o voo � cancelado ou atrasado por conta de altera��es clim�ticas, � o passageiro quem dever� arcar com os seus custos de deslocamento e alimenta��o.
As condi��es meteorol�gicas podem suspender as opera��es em um aeroporto. Ent�o, pode ocorrer o fechamento tempor�rio para chegadas e partidas, at� que a situa��o se normalize.
Nessas circunst�ncias, os avi�es tanto podem permanecer em espera para a libera��o do voo. Ou ainda, receber autoriza��o para aterrissar em outro aeroporto. � bastante comum que a falta de condi��es meteorol�gicas implique o cancelamento de voos ou atrasos longos.
Mesmo que os motivos desses problemas n�o sejam de responsabilidade da companhia a�rea, ela ainda tem a obriga��o de fornecer aos passageiros o direito � alimenta��o, realoca��o, hospedagem ou reembolso.
Muitas pessoas preferem aguardar no pr�prio aeroporto at� que as opera��es retornem ao normal. Portanto, � comum que se formem filas de espera e reacomoda��o. Caso voc� prefira desistir de voar e n�o tenha despachado a bagagem, pode solicitar a altera��o do voo ou at� mesmo o reembolso por telefone.
Antes de ir para o aeroporto, confira a sua reserva no site da companhia para verificar se o seu voo n�o sofreu nenhuma altera��o. � importante, contudo, estar sempre atento ao painel de informa��es e avisos sonoros dentro do aeroporto, para que voc� perceba caso aconte�a alguma troca de port�o.
Uma dica v�lida antes de comprar as passagens a�reas � consultar o hist�rico de cancelamento do voo que voc� necessita viajar.
De modo geral, vale a pena preferir empresas que possuem um n�mero mais amplo de rotas, assim, a realoca��o torna-se mais f�cil. Com essas dicas sobre o que fazer em caso de um voo cancelado ou atrasado, voc� j� estar� muito mais preparado para lidar com essas situa��es.
Agora, se voc� prefere viajar tranquilo e se preocupar apenas em se divertir e descansar, deixe toda parte burocr�tica e cansativa conosco!
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