Você sabe o que é enoturismo? O turismo enológico está diretamente relacionado ao turismo cultural e gastronômico e proporciona experiências únicas aos apaixonados e interessados pelo vinho.
Ele é uma das tendências de viagem em alta nessa década, especialmente porque une o turismo de experiência com roteiros personalizados, ou seja, possibilita criar viagens a partir de gostos e interesses, que podem até ser realizadas em grupos.
Saiba mais sobre essa modalidade de turismo, com dicas para criar o roteiro ideal e vivenciar intensamente todas as possibilidades que esse tipo de viagem pode oferecer!
Enoturismo
O turismo enológico surgiu com o intuito de destacar a riqueza vinícola de uma região específica. Assim, essa modalidade se entrelaça também com o turismo cultural, o turismo gastronômico e o turismo de experiência.
Viajar para uma região vinícola significa mergulhar em toda a sua essência. O roteiro pode incluir mais do que a visita à vinícolas e vinhedos, e passar por museus, restaurantes e workshops relacionados ao vinho.
Ainda que tenha o vinho como protagonista, o enoturismo oferece aos viajantes a possibilidade de explorar a história, a cultura e as características topográficas de cada região.
O fato dele ser praticado principalmente em ambientes rurais faz dele uma excelente opção para quem gosta de viver aventuras e explorar roteiros na natureza, com atividades como caminhadas e programas ao ar livre.
É Necessário Ser Especialista em Vinhos Para Fazer Viagens de Enoturismo?
Com certeza, não! O enoturismo não é voltado apenas para o segmento dos apaixonados por vinhos, apesar deles serem grandes entusiastas.
Ele pode ser acessível e agradável para pessoas com todos os níveis de conhecimento sobre o vinho, mesmo leigos. O mais importante é conseguir desfrutar da vasta cultura relacionada à bebida.
Provavelmente, mesmo que você não seja um expert ou um grande amante de vinhos, sairá de uma viagem dessas mais interessado do que antes.
Quais tipos de Experiência Podem ser Vivenciadas em uma Viagem de Enoturismo?
O turismo enológico está bastante associado a experiências porque o viajante pode explorar diferentes tipos de atividades e programas, com grande abertura a experiências sensoriais que utilizam o olfato, a visão, o tato e o paladar.
Em roteiros enológicos, é comum que os viajantes possam visitar vinícolas, adegas, vinhedos, participem de degustações e contemplem belas paisagens.
Obviamente, as atividades podem variar de acordo com a região vinícola visitada e com a época do ano, mas seguem algumas das programações mais comuns em viagens enoturísticas:
Cada uma dessas atividades permite aos amantes do vinho e aos viajantes de primeira viagem explorarem profundamente a cultura vinícola local, assim como a sua relação com a história de sua região ou país.
Quais Informações São Importantes Para Criar o seu Roteiro de Enoturismo?
O primeiro passo é pesquisar sobre as distintas regiões vinícolas ao redor do mundo. Isso porque cada uma delas oferece uma experiência única, então, você pode associar essa experiência com seu interesse particular sobre cada país.
Por isso, é fundamental considerar as outras experiências que deseja adicionar ao longo dessa viagem.
Muitas vezes, é possível combinar dois tipos de roteiro em um mesmo destino e possibilitar que você aproveite ao máximo o lugar de destino.
O clima e a estação do ano são um aspecto importante no planejamento de viagens de enoturismo porque algumas estações são mais propícias para a vindima (que é a época da colheita da uva), enquanto outras favorecem as degustações.
Considerar a estação do ano também é relevante em relação aos custos da viagem porque certas regiões podem ser mais caras em algumas épocas do ano.
Assim, quanto maior for a sua flexibilidade em relação a sua escolha, melhor poderá ser a sua viagem.
Mantenha a sua mente aberta e entenda que contar com surpresas, mudanças de roteiro e descobrimentos inesperados podem ser comuns em regiões vinícolas e te proporcionar experiências memoráveis.
Principais Destinos de Enoturismo no Brasil
Felizmente, não é necessário viajar para fora do país para começar a explorar o incrível mundo das viagens de enoturismo.
Afinal, o Brasil já está se consolidando como um roteiro de turismo enológico, com vinícolas reconhecidas e produção de vinho de excelência. Confira a seguir alguns dos destinos vinícolas brasileiros mais destacados:
Vale dos Vinhedos
Localizado na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, o Vale dos Vinhedos se tornou a primeira região produtora de vinhos finos do país a receber o reconhecimento como Indicação Geográfica.
É um dos destinos vinícolas mais famosos do país e abrange áreas dos municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi. A região é lar de mais de 30 vinícolas.
Serra Gaúcha
Além do Vale dos Vinhedos, há outros municípios da Serra Gaúcha que integram a maior região vinícola do Brasil.
Ao todo, a Serra Gaúcha abriga mais de 550 vinícolas, desde pequenas e de origem familiar, até grandes empresas, como Aurora, Casa Valduga e Miolo.
Uma das melhores épocas para conhecer a região é na época da vindima, que ocorre entre os meses de fevereiro e março.
Vale do São Francisco
Com seu clima tropical semiárido, a região do Vale do São Francisco se tornou um dos destaques na produção brasileira de vinhos finos, que se concentra no eixo Petrolina-Juazeiro, entre os estados da Bahia e de Pernambuco.
Irrigados com a água do rio São Francisco, as condições climáticas possibilitam a produção de uva ao longo de todo o ano. A especialidade da região são os vinhos tropicais.
Serra da Mantiqueira
Localizada na região Sudeste, principalmente entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, a região vinícola da Serra da Mantiqueira é uma das mais promissoras do país.
Com altitude que chega a 1200 metros acima do nível do mar, ela oferece condições climáticas excelentes, que resultam em vinhos de características únicas. Atualmente, a região conta com cerca de 20 vinícolas.
Santa Catarina
Além de ser uma área de grande beleza natural, a Serra Catarinense oferece também a possibilidade de enoturismo.
A região de São Joaquim se tornou um dos mais importantes pólos, com cerca de 40 vinícolas. Uma das especialidades é a produção de vinhos de altitude, sobretudo os tintos.
Conte com a Premiato para lhe ajudar a criar seu roteiro de turismo enológico personalizado
Os consultores da Premiato Viagens estão a postos para lhe ajudar a criar um roteiro personalizado de enoturismo, considerando as suas preferências pessoais e aspectos relevantes como datas, épocas do ano, cotação de hospedagens e passagens e programação completa de atividades.
Entre em contato e viaje com a ajuda da Premiato e explore todos os sabores e aromas que o enoturismo proporciona!