builderall

Você sabe o que é Bleisure? Esse conceito em inglês é uma junção de dois termos, no caso, a palavra ?Business? (que significa negócios) com ?Leisure? (que significa lazer). Veja abaixo porque essa tendência está em crescimento em todo o planeta. 


O que é a Bleisure Trip?



Como o nome já indica, a bleisure trip começou a se tornar mais comum a partir de 2014, principalmente no hemisfério norte. A cada ano que passa ela ganha adeptos em todo o mundo, inclusive no Brasil. Especialistas acreditam que a geração Z é fortemente atraída pelo conceito. 


A bleisure é uma viagem corporativa que busca aliar viagem de negócios com lazer. Ela passou a ser ofertada por empresas como uma forma de oferecer maior satisfação aos seus colaboradores, e além disso, também apresenta outras vantagens do ponto de vista empresarial. 


Ela possibilita que os funcionários da empresa participem de seus compromissos profissionais e cumpram com a sua responsabilidade junto ao trabalho, e ao mesmo tempo, consigam usufruir de momentos de distração. 


Nas viagens bleisure, os viajantes corporativos podem aumentar a sua estadia no destino após o término dos seus compromissos de trabalho. Dessa forma, conseguem economizar despesas que teriam caso as viagens fossem feitas de forma separada.


Basicamente, o colaborador aproveita que parte das suas despesas já serão cobertas pela empresa para arcar com despesas extras, que facilitam a adaptação da viagem para o lazer.


Exemplos de despesas extras podem ser passagens e despesas de familiares, mais diárias de hotel ou diferença entre passagens em uma possível mudança de retorno. 


As bleisure Trips na Visão dos Viajantes 


Os números não mentem. As viagens do tipo bleisure estão cada vez mais frequentes no segmento de viagens corporativas. Isso porque os viajantes são grandes entusiastas da iniciativa. 


Segundo estudo realizado pela Booking, mais de 50% dos viajantes corporativos brasileiros afirmaram que seu desempenho em encontros, fechamento de negócios e compromissos melhora com a possibilidade de ter momentos de folga no seu destino de trabalho.


Já o estudo internacional Bleisure Report, realizado pela Bridgestreet Global Hospitality, afirmou que 80% dos viajantes corporativos gostariam de realizar bleisure trips durante suas viagens corporativas. Dentre esses, 25% afirmou que não consegue associar negócios ao lazer por dificuldades de agenda. 


Mais de 70% dos entrevistados ainda afirmaram que usufruir de viagens assim gerava benefícios como colaborador e quase 80% concordou que associar viagens corporativas com lazer agregava mais valor aos compromissos de trabalho. 


O que os viajantes mais costumam fazer durante as bleisure trips?

O Bleisure Report ainda apontou que as atividades de turismo, jantares gastronômicos e atividades relacionadas à arte e cultura são as principais atividades realizadas durante as viagens que associam negócios e lazer. 


O ganho em experiências culturais é reconhecido por mais de 95% dos colaboradores que responderam à pesquisa como o principal privilégio de realizar viagens bleisure.  Ainda foi observado que mais de 50% dos viajantes aproveitam a modalidade para viajar com familiares ou amigos. 


Como as Viagens do tipo Bleisure se tornaram uma Tendência Crescente?


Simplesmente porque ela é muito atrativa para os funcionários das empresas.  Assim, as organizações que podem promover essa modalidade recebem um retorno muito positivo em termos de lealdade, motivação profissional e foco no desenvolvimento da carreira corporativa. 


Estudo realizado pela Global Business Travel Association, em 2017, demonstrou que no ano anterior, mais de um terço dos viajantes corporativos dos Estados Unidos realizaram bleisure trips. 


No estudo citado da Booking.com sobre o Brasil, 46% dos respondentes indicaram que valorizam muito a capacidade de unir viagens de negócios com lazer em comparação a outros benefícios trabalhistas.


Um número impressionante de mais de 70% dos viajantes corporativos brasileiros indicaram que aproveitam viagens corporativas para estender seu tempo no destino e fazer turismo. 


Como ficou o cenário pós pandemia de covid-19?

A pandemia de covid-19 foi um grande impacto para o setor de viagens corporativas em todo o planeta por conta das restrições de circulação e deslocamentos entre países. 


De certa forma, o setor ainda não se recuperou totalmente, visto que só a partir de 2022 e 2023 houve uma retomada mais plena do que seria a normalidade, com eventos e reuniões presenciais voltando à rotina. 


Durante os anos de 2020 e 2021, o home office se tornou quase que a única maneira de trabalhar em muitos segmentos corporativos. Portanto, reuniões, encontros e eventos passaram a ser online. 


Ao mesmo tempo, por conta do longo confinamento e restrições de deslocamentos, ainda há uma demanda reprimida muito grande no setor de turismo e lazer. Por isso, a tendência é que as bleisure trips sejam uma tendência ainda mais forte para os próximos anos. 


O que Torna as Bleisure Trips tão Atrativas para o Viajante Corporativo?



Como observado pelas respostas das pesquisas, unir trabalho e lazer gera um impacto muito positivo nos colaboradores sobre seu próprio trabalho. Claramente, essa modalidade de viagem aumenta a motivação e o engajamento junto à própria empresa. 


Vivenciar experiências turísticas, culturais e gastronômicas durante as viagens corporativas também impacta diretamente na qualidade e envolvimento da viagem, de modo que o colaborador se sente mais relaxado para cumprir seus compromissos. 


Redução de Despesas e do Estresse


Além disso, as viagens do tipo bleisure possibilitam que o colaborador aproveite certas ocasiões para levar sua família junto, o que gera economia de despesas. 


Isso porque algumas despesas já serão arcadas pela empresa, como o deslocamento aéreo. Então, muitos viajantes apontam que aproveitar esse benefício se torna mais barato do que tirar férias em outra oportunidade. 


Elas também possibilitam que o viajante corporativo aproveite para conhecer novos lugares, aos quais não teria oportunidade se não fosse a necessidade de trabalho. 


Assim, a realização de bleisure trips é uma excelente maneira de aumentar a satisfação profissional do colaborador, visto que essas viagens são ótimas para diminuir a pressão e o estresse que geralmente são gerados pelo trabalho. 


Se você deseja saber mais sobre as novas tendências de viagens corporativas e como agregá-las à política de viagens da sua empresa, entre em contato com um dos colaboradores da Premiato através desse link