builderall

É Possível Conciliar Turismo Corporativo com Turismo de Lazer?


Qual é a diferença entre os dois? Veja as características de cada modalidade de turismo e entenda se há possibilidade de agregá-las em uma mesma viagem.


Turismo Corporativo Segue em Alta


O turismo corporativo recebe cada vez mais destaque no mundo dos negócios, inclusive no Brasil. Isso porque a realização de viagens corporativas costuma render bons resultados em termos financeiros e estratégicos para muitas empresas.


Assim, quando uma empresa tem uma política de viagens corporativas bem desenvolvida, ela tende a ter mais facilidade de estabelecer novas conexões com parceiros e instituições estratégicas para o seu segmento de negócio. 




O que Define o Turismo Corporativo?


O turismo corporativo, basicamente, é uma modalidade que envolve viagens e deslocamentos em prol de atingir objetivos de negócio de uma empresa. Então, quando um colaborador é destinado a uma viagem desse tipo, ele pode cumprir diferentes funções e finalidades. 


Alguns exemplos de finalidades são o fortalecimento de relações com clientes ou clientes em potencial, aumento de portfólio, apresentação do portfólio da marca em eventos, expansão de networking ou capacitação de funcionários. 


Portanto, a prioridade do turismo corporativo é alcançar os objetivos da organização. Nesse contexto, todas as pretensões da empresa estão em primeiro lugar, seja através de reuniões de prospecção, fechamento de negócios ou participação em eventos corporativos. 


Aliás, os eventos corporativos são um dos principais focos de demanda de turismo corporativo. A participação em eventos como seminários, feiras e congressos, que envolvem grande fluxo de pessoas e possibilidade de fazer contatos, é valorizada por muitas empresas.


Até mesmo em termos de promoção do turismo nacional, a realização desse tipo de evento (especialmente internacionais) costuma ser um grande motor de aquecimento do turismo corporativo. 


Quais são as Diferenças entre Turismo Corporativo e Turismo de Lazer?


A principal diferença entre essas duas modalidades de turismo são as suas finalidades. Isso porque aquilo que é normalmente compreendido como turismo de lazer é realizado no intuito de relaxar e explorar e conhecer lugares novos. 


É comum que no turismo de lazer as viagens sejam realizadas na companhia de mais pessoas, sejam familiares, amigos ou até mesmo grupos de excursão. Então, já é evidente que há uma distinção importante.


Nas viagens de turismo de lazer, os viajantes costumam estar de férias ou recesso por feriados, de modo que buscam se desconectar das suas obrigações diárias e compromissos de trabalho.


O viajante tende a ter tempo livre para planejar como deseja curtir os seus dias, geralmente, priorizando o descanso, a visita a lugares turísticos ou a realização de experiência.


Não é isso que ocorre no caso do turismo corporativo. Afinal, aqui o objetivo é atender os compromissos definidos pela empresa, o que significa que haverá uma agenda a ser cumprida.


Além disso, é comum que colaboradores que fazem viagens corporativas a serviço da sua empresa também estejam conectados às suas demandas habituais de trabalho, como tomada de decisões ou participação em reuniões. 


É possível conciliar turismo corporativo com turismo de lazer?

Ao ver as distinções entre os dois, pode parecer impossível conciliar as duas modalidades de turismo em uma única viagem, não é mesmo? No entanto, não é isso que ocorre na prática.


É cada vez mais comum que pessoas que realizam turismo corporativo aproveitem seu tempo fora e momentos livres para conhecer melhor o destino onde estão.


O mercado corporativo até criou uma palavra que define esse movimento. É o termo ?bleisure?, que é uma junção de ?business? (negócios) e ?leisure? (lazer), ambas na língua inglesa. 


Em breve, traremos um blog post especial sobre esse tema, que é uma forte tendência desde o ano de 2022. Ela está especialmente aquecida nesse momento pós-pandemia de covid-19 porque ainda há uma demanda reprimida em termos de turismo e viagens por parte de muitas pessoas. 


Quais são as Vantagens de Conciliar Turismo Corporativo e Turismo de Lazer?


Ao adicionar pequenos intervalos para o lazer durante as viagens corporativas, o viajante de negócios tende a ficar mais tranquilo e relaxado para fazer seu trabalho. Assim, isso ajuda a diminuir a ansiedade e tensão que envolvem esse tipo de viagem. Veja algumas dicas para conciliar turismo corporativo e turismo de lazer.


A primeira dica é estudar o seu destino corporativo, para entender quais as atrações que ele oferece em termos de pontos turísticos e experiências. Dessa forma, você consegue planejar seu itinerário turístico dentro do seu tempo livre nos intervalos de trabalho.


Algumas empresas permitem o aumento da estadia em alguns destinos, desde que isso seja por conta do funcionário. Contudo, com o conhecimento prévio da sua agenda de compromissos corporativos, é possível planejar seu turismo de lazer sem afetar esse calendário. 


A questão da agenda de compromissos é um ponto importante porque muitas vezes seus superiores vão tentar encaixar outros compromissos, conforme a disponibilidade dos parceiros locais.


Por isso, o ideal é estar sempre disponível para tratar dos assuntos profissionais. Então, dê preferência a roupas que sejam compatíveis com o seu trabalho durante toda a estadia no destino. 


Conheça a Política de Viagens Corporativas da Empresa


Finalmente, é bastante válido entender como é a política de viagens corporativas da sua empresa mediante a questão. Em alguns casos, por exemplo, é possível conciliar uma viagem corporativa com um breve período de recesso. Saber qual é a política da empresa também facilita o planejamento dos intervalos livres, assim como a possibilidade de estender a estadia na sua acomodação. 


Como vimos, há uma distinção bem clara entre turismo corporativo e turismo de lazer. No entanto, uma viagem corporativa que proporcione ao colaborador momentos de relaxamento e prazer pode ser muito benéfica para a empresa em termos de produtividade. 


As empresas que já contam com uma parceria com agências de viagens corporativas tendem a ter uma política de viagens mais flexível porque o planejamento e controle dos custos é realizado de forma mais otimizada.


Se você deseja saber mais sobre esse assunto ou realizar uma gestão de viagens corporativa, entre em contato com um dos consultores da Premiato clicando aqui!